Qual a diferença entre ARTRITE E ARTROSE?

Essa é uma dúvida muito frequente nos consultórios de reumatologia. A ARTRITE e a ARTROSE são diferentes mesmo. Se fosse para definir em apenas uma palavra a ARTRITE seria igual a INFLAMAÇÃO e a ARTROSE seria igual ao DESGASTE das articulações. Mas é claro que não é tão simples assim, não é mesmo?

A ARTRITE é um achado que nós encontramos ao exame físico, que corresponde ao processo inflamatório da junta (articulação). Essa articulação inflamada apresenta as seguintes alterações:

• Dor;

• Inchaço (edema);

• Rigidez ( limitação do movimento)

• Vermelhidão (eritema).

Esse achado que chamamos ARTRITE, como vocês podem perceber, não é uma doença em si, mas um sinal bastante comum entre várias doenças reumáticas, como por exemplo: artrite reumatóide, febre reumática, lúpus, artrite psoriásica, artrite idiopática juvenil, gota, chikungunya, artrite séptica (infecção da articulação).

A ARTROSE é um termo que se popularizou como sinônimo da doença articular degenerativa, que é o desgaste da cartilagem e demais estruturas que compõem uma articulação.

Qual a diferença entre ARTRITE E ARTROSE?  Por Dra Silvia Carvalho
Qual a diferença entre ARTRITE E ARTROSE? Por Dra Silvia Carvalho

Agora vamos dificultar um pouquinho o raciocínio? Veja como esses conceitos se entrelaçam:

Hoje sabemos que a ARTROSE eventualmente pode inflamar, ou seja, uma junta desgastada pode apresentar episódios de inflamação (dor, inchaço, rigidez e/ou vermelhidão), por isso, o termo médico mais correto para designar essa condição é OSTEOARTRITE.

Ainda, uma artrite causada por qualquer doença reumática (como artrite reumatóide ou gota), quando muito intensa ou quando fica presente por muito tempo sem o devido tratamento pode evoluir para o desgaste e até mesmo a destruição da articulação. Chamamos essa condição de ARTROSE SECUNDÁRIA (ou mais corretamente, OSTEOARTRITE SECUNDÁRIA).

Então é possível ter as duas coisas ao mesmo tempo? Sim, uma mesma articulação pode apresentar sinais de desgaste e inflamação simultaneamente. O reumatologista é o profissional que vai fazer o diagnóstico da causa e orientar o melhor tratamento para cada caso.