top of page

Orientações sobre o uso de medicamentos imunobiólógicos:

Se você está começando um tratamento com algum medicamento imunobiológico (algo cujo o nome termina em MABE ou MUMABE) precisa estar ciente de alguns pontos importantes.


Os imunobiológicos são medicamentos que usamos para tratar artrite reumatóide, psoríase e artrite psoriásica, espondilite anquilosante, lúpus ou outras doenças reumáticas autoimunes. Esses medicamentos agem diretamente no nosso sistema imune inibindo proteínas que causam a inflamação ou influenciando a ação de algumas células do nosso sistema imunológico. Então, esses medicamentos também podem reduzir a sua imunidade, assim como outros que você já usou ou ainda usa (prednisona, metotrexato, leflunomida, azatioprina). Por isso, precisamos ter alguns cuidados:

  1. Siga as instruções do seu médico: É muito importante seguir as orientações em relação ao uso dos medicamentos. Siga a dosagem, a frequência e a duração do tratamento recomendado pelo médico.

  2. Atenção aos prazos: Se você retirar seu medicamento na farmácia de alto custo do SUS, esteja sempre atento às datas agendadas, exames e documentação necessária, para evitar atrasos ou interrupções desnecessárias no tratamento

  3. Esteja atento a possíveis efeitos colaterais: como em todo tratamento, efeitos colaterais podem ocorrer. Esteja atento a qualquer reação incomum do seu corpo, como dor de cabeça, náusea, diarreia, erupções cutâneas. Caso ocorra, entre em contato com seu médico.

  4. Mantenha seus exames de rotina em dia: O seu médico pode solicitar exames regulares (geralmente a cada 3 meses) para monitorar o seu estado de saúde e detectar possíveis problemas o mais cedo possível. É importante seguir o cronograma de exames e comparecer a todas as consultas.

  5. Evite a exposição a doenças infecciosas: Medicamentos imunobiológicos podem afetar a capacidade do seu corpo de combater infecções. É importante evitar a exposição a doenças infecciosas sempre que possível. Isso inclui evitar contato próximo com pessoas doentes e manter-se atualizado com as vacinas (principalmente as anuais de influenza e covid) recomendadas pelo seu médico. O uso de máscara pode ser necessário, em aglomerações ou lugares fechados como transporte público, por exemplo.

  6. Em caso de infecção: principalmente se necessitar usar antibióticos, suspenda o uso do medicamento imunobiológico se a injeção estiver próxima, e avise seu médico para mais orientações.

  7. Em caso de cirurgia programada: também avise seu médico, assim que possível, para orientações quanto à suspensão temporária do medicamento.

  8. Mantenha um estilo de vida saudável: Adote um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e redução do estresse. Isso pode ajudar a melhorar a eficácia do tratamento e reduzir os efeitos colaterais.

Lembre-se que os medicamentos imunobiológicos são excelentes para controlar sua doença reumática, mas o uso deve ser bastante criterioso. Por isso fazemos tantos exames antes de iniciar e um acompanhamento rigoroso depois: para que o seu tratamento além de eficaz, seja seguro.


10 visualizações0 comentário

コメント


Entre em Contato

Dúvidas ? Fale conosco pelo WhatsApp
Siga nossas redes sociais. 
  • Instagram
logo-whatsapp-verde-icone-ios-android-1024.png
google-37.png
logo_valvula_completo.png

© 2022 Todos os Direitos Reservados a Dra Silvia Carvalho Desenvolvido para ser um sucesso por Válvula Design e Criação

instagram-logo.png
google-37.png
logo-whatsapp-verde-icone-ios-android-1024.png
bottom of page